segunda-feira, abril 08, 2013

Como elabora o seu perfil de competências?



Quando elabora um currículo ou se posiciona perante uma entrevista de emprego, é frequente pensar: 
"Quais são as minhas competências”?

As competências vão muito para além do que se pode conhecer num currículo (que se foca na experiência profissional e na formação) e dizem respeito a aptidões adquiridas em várias áreas da sua vida.
Para elaborar o perfil de competências deve lista-las em 5 áreas:  

-Competências adquiridas pela EXPERIÊNCIA
É tudo aquilo que aprendeu a fazer no decurso da sua experiência pessoal e profissional e vai para além das funções inerentes ao cargo.
Por exemplo, uma técnica administrativa, a trabalhar numa determinada empresa, para além de exercer funções de secretariado e atendimento ao público, pode adquirir competências comerciais e noutra empresa pode adquirir competências de recursos humanos. Estas particularidades devem ser referenciadas no currículo.

-Competências reconhecidas por CERTIFICAÇÃO
Aquilo para o qual está Certificado é menos abrangente do que aquilo que tem experiência para fazer. É uma qualificação atribuída por uma entidade externa. Importa que esta entidade seja credível e que a qualificação seja pertinente para a função a que se candidata.
Existem no entanto certificações que são importantes para candidaturas em quase todas as áreas: ter uma licenciatura, mestrado ou doutoramento; cursos de línguas; cursos de informática; curso de formação de formadores, etc.

-Competências que conferem ESPECIALIDADE  
O que confere especialidade relaciona-se com aquilo o distingue das pessoas que têm a mesma formação/certificação/experiência.
As áreas nas quais aprofundou os seus conhecimentos, quer pela experiência, formação ou interesse. São as competências que o distinguem em relação aos seus “concorrentes” numa candidatura a um emprego.
Por exemplo, Técnico em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos pode ser especialista em empresas de telecomunicações e outro pode ser especialista na área industrial.

-Competências reconhecidas pelos OUTROS
Aquilo que os outros lhe reconhecem aptidão para fazer – tem a ver com a forma como os outros o vêm, aquilo que sobressai no seu comportamento e que está a comunicar para o exterior.
São habilidades que são relativamente estáveis no comportamento observável e normalmente são reconhecidas nos diferentes ambientes; pelos colegas, familiares, amigos, etc. 

-Competências reconhecidas pelo PRÓPRIO
As aptidões que reconhece em si mesmo – aquelas em que reconhece valor, são as mais genuínas e estão menos dependentes da aprovação ou ressonância externa. São normalmente as aptidões desempenhadas com prazer e interesse.

Para além de reconhecer as suas competências deve também reconhecer as variáveis que melhoram o DESEMPENHO destas competências, como por exemplo “trabalhar em equipa estimula a minha criatividade”; “sou mais produtivo quando estou a trabalhar num ambiente estável, com regras bem definidas”.

Numa candidatura a um emprego o perfil de competências deve ser adequado às funções e à empresa a que se candidata para que possa apresentar uma proposta única de valorAs minhas competências, como e onde as adquiri, em que ambientes e circunstâncias elas se potenciam/desenvolvem e qual é a mais-valia que eu, com as minhas competências, trago para esta empresa.”


Por Eliana Vilaça 
www.ktree.com.pt


1 comentário:

Clara Pracana disse...

Parabéns, Eliana, pela forma como conseguiste sintetizar a elaboração de um perfil de competências.
Gostava que se pudesses explicasses como se poderá reflectir as competências num cv europeu pré-formatado. As pessoas perguntam frequentemente como fazer. Eu pessoalmente não gosto desse template, mas sei que os empregadores pedem frequentemente.