segunda-feira, maio 12, 2008

Conferência "Género e Somatização".

Realizar-se-á no próximo dia 21 de Maio, pelas 21h30, no Anfiteatro 52 do edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina de Lisboa (Hospital deSanta Maria) uma conferência subordinada ao tema "Género e Somatização" proferida pelo Professor Dr. João Alberto Carvalho* e que será comentada pela Professora Dra. Luísa Branco Vicente (Presidente do Instituto de Psicanálise) e pelo Dr. José António Barata (Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática). A iniciativa cabe à Faculdade de Medicina de Lisboa e ao Instituto de Psicanálise; a entrada é livre.
Programa
1. Introdução - Pressupostos: Breves considerações sobre a questão mente/corpo; O sujeito e a linguagem; O sintoma é uma linguagem? O diagnóstico(s) - Possibilidades e cuidados (um diálogo entre a psicanálise e a medicina).
2. O corpo e a psicanálise/O corpo e a cultura.
3. Conversão, somatização e psicossomática - Uma trajectória conceptual; a metapsicologia freudiana e as abordagens na medicina.
4. Dados referentes à prevalência e à incidência de doenças podem-nos apontar caminhos. Dados sobre mulheres e homens.
5. A noção de género. Género e sexualidade.
6. A retomada metapsicológica: a questão feminina e a questão masculina. Diferenças? Os “ideais” e os papeis sociais. As doenças.
7. A somatização e a prática médica - Importância, definições,classificações diagnósticas. A relação com a noção de género.
8. A somatização e a psicanálise. Psicanálise e hospital geral. Condições que podem interferir no curso dos sintomas.
9. Sintomas actuais e o corpo. Retomar a condição feminina.
10. Conclusão.
*Médico Psiquiatra; Psicanalista; Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria; Professor Adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco; Doutor em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Preceptor da Residência Médica de Psiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Antropologia Cultural – Universidade Federal de PE, Curso deEspecialização – Universidade de Londres; Ex-conselheiro do ConselhoRegional de Medicina de Pernambuco.

1 comentário:

maria inês disse...

Já o ano passado fui assistir à conferência do Antonino Ferro, e este ano lá estarei também, bastante curiosa devo confessar:)